domingo, 13 de junho de 2021

MELBOURNE - Disputa acirrada até o fim

POR POUCO! Em volta fantástica, Guto Reis conquista a pole position na Austrália

Piloto da McLaren arrancou volta fantástica no fim do Q3 e evitou primeira fila das Williams. Ligier e Aston Martin surpreendem


O primeiro treino classificatório da temporada mostrou o que vem por aí. A disputa pela pole position foi tão acirrada que só foi definida no instante final do Q3. Em sua estreia pela Williams, Guilherme de Almeida marcou o tempo de 1m29s173 e levava a primeira posição, seguido do companheiro Alvaro Mendes, que marcou 1m29s226. No instante final, Guto Reis (McLaren) tirou um temporal da cartola, fazendo 1m29s171 e levando a pole no Albert Park, evitando que as duas Williams formassem a primeira fila. Surpresa também com as duas Red Bull fora no Q2, além da grande performance da Aston Martin, que colocou os dois carros entre as 10 primeiras colocações.

Guto Reis dá a primeira pole position da McLaren logo na abertura da temporada



Q1 - BICAMPEÃ ELIMINADA


A primeira parte do treino em Melbourne viu o domínio da Williams, com Alvaro Mendes e Guilherme de Almeida fazendo a primeira fila. Estreando na Fórmula 1, Luis Zaga (AlphaTauri) e André Marques (Ligier) tiveram problemas e foram eliminados ainda na primeira parte do treino, juntamente com a bicampeã Débora Longen, da Lotus. Um problema hidráulico fez com que a catarinense não tivesse um bom rendimento. Roberta Correa (Porsche) e a dupla da Alfa Romeo também foram eliminados ainda na primeira parte do qualify.

André Marques foi eliminado ainda no Q1 com a Ligier


Q2 - REAÇÃO DA MCLAREN

A McLaren deu mostras de que poderia brigar pela pole a partir do Q2, quando Lucas Costa foi o terceiro colocado, enquanto Guto Reis foi apenas o sexto. O melhor tempo foi de Bárbara Maffessoni (Porsche), seguida pela Aston Martin de Fernando Antunes, outro estreante na F1. Guilherme Tomiasi surpreendeu com a Ligier, ficando com o oitavo lugar e avançando para a última fase do treino. Surpresa por conta da eliminação das duas Red Bull, uma Mercedes e uma Ferrari, além de um dos carros da Lotus.

Vencedora do GP de Abu Dhabi, Karina Lima foi eliminada ainda no Q2

ELIMINADOS NO Q2: Richard Rafi (AlphaTauri), Bryan Assis (Mercedes), Bruno Fantozzi (Ferrari), Vanessa Vieira (Red Bull), Matheus Alexandre (Lotus) e Karina Lima (Red Bull).

Fernando Antunes se destacou e larga em quinto com a Aston Martin


Q3 - DISPUTA PRA LÁ DE ACIRRADA

Entre os 10 carros que disputavam a pole position no Q3, as surpresas ficavam por conta de um dos carros da Ligier e os dois da Aston Martin, com Fernando Antunes e Celso Chiavelli. Atual campeã do mundo, Aline Benega (Mercedes) não conseguiu encaixar uma boa volta e larga apenas da nona colocação.  Leonardo Barreto (Ferrari) também não se deu bem, ficando com o décimo tempo. A força dos motores BMW levou as duas Williams para as duas primeiras posições, com Guilherme de Almeida e Alvaro Mendes, mas ainda tinha coisa pra acontecer. Quando foi dada a bandeirada de encerramento do treino, Guto Reis vinha em volta rápida com a McLaren, fazendo os dois melhores setores da pista. Na parte final, o motor Mercedes falou mais alto e conquistou a pole por apenas dois milésimos de segundo, levando o time de Woking ao delírio nos boxes. Lucas Costa, atual vice-campeão, fez o sétimo melhor tempo, logo atrás da Porsche de Bárbara Maffessoni.

Por dois milésimos de segundo, Guilherme de Almeida perdeu a pole para Guto Reis


O QUE DISSERAM OS PILOTOS


Guto Reis, McLaren: "Não desisti em momento algum. Sabia que o carro poderia ir além, pois fomos muito bem nos treinos livres. Tive a felicidade de vir rápido nos dois setores e complementar no final. É uma bela maneira de começar a temporada".


Guilherme de Almeida, Williams: "Foi por muito pouco! O carro estava perfeito, o motor BMW é muito potente. Não achava que alguém fosse bater o meu tempo, mas o Guto fez um ótimo trabalho. Agora é pensar na corrida, e estou muito animado com o desempenho do carro".


Alvaro Mendes, Williams: "Seria mágico se fizéssemos a primeira fila logo na primeira corrida da temporada. Eu e o Guilherme demos o nosso melhor, e o Guto achou uma volta fantástica no fim do treino. Nosso foco está na corrida agora, sabemos que podemos conseguir um grande resultado".


Bárbara Maffessoni vai largar da sexta posição com a Porsche


GRID DE LARGADA - GP da Austrália (58 voltas)


  1. Guto Reis (McLaren-Mercedes) - 1m29s171
  2. Guilherme de Almeida (Williams-BMW) - 1m29s173
  3. Alvaro Mendes (Williams-BMW) - 1m29s226
  4. Guilherme Tomiasi (Ligier-Renault) - 1m29s332
  5. Fernando Antunes (Aston Martin-Mercedes) - 1m29s347
  6. Bárbara Maffessoni (Porsche) - 1m29s392
  7. Lucas Costa (McLaren-Mercedes) - 1m29s396
  8. Celso Chiavelli (Aston Martin-Mercedes) - 1m29s421
  9. Aline Benega (Mercedes) - 1m29s467
  10. Leonardo Barreto (Ferrari) - 1m29s530
  11. Richard Rafi (AlphaTauri-Honda) - 1m29s565
  12. Bryan Assis Silva (Mercedes) - 1m29s594
  13. Bruno Fantozzi (Ferrari) - 1m29s630
  14. Vanessa Vieira (Red Bull-Honda) - 1m29s632
  15. Matheus Alexandre (Lotus-Renault) - 1m29s700
  16. Karina Lima (Red Bull-Honda) - 1m29s713
  17. André Marques (Ligier-Renault) - 1m29s762
  18. Débora Longen (Lotus-Renault) - 1m29s821
  19. Luis Zaga (AlphaTauri-Honda) - 1m29s929
  20. Roberta Correa (Porsche) - 1m30s026
  21. Jefferson Machado (Alfa Romeo-Ferrari) - 1m30s255
  22. João Vítor Dieter (Alfa Romeo-Ferrari) - 1m30s292

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KYALAMI - Absolute masterclass

GET IN THERE! Bryan Assis aposta em estratégia ousada e vence na África do Sul Piloto da Mercedes chegou a revezar liderança com a companhei...