domingo, 27 de junho de 2021

KYALAMI - Absolute masterclass

GET IN THERE! Bryan Assis aposta em estratégia ousada e vence na África do Sul

Piloto da Mercedes chegou a revezar liderança com a companheira de equipe, que cometeu alguns erros na pista. Ligier e Porsche completam pódio em corrida agitada


No retorno da Fórmula 1 ao continente africano depois de 28 anos, deu Mercedes. Com uma estratégia impecável, além de contar com a sorte, Bryan Assis foi brilhante o tempo inteiro e conseguiu a primeira vitória na temporada ao faturar o GP da África do Sul, no circuito de Kyalami. A corrida ainda marcou o segundo pódio da Ligier em duas corridas, dessa vez com o estreante André Marques, que chegou em segundo lugar. Roberta Correa, da Porsche, ficou com a terceira posição.


Bryan Assis vence o GP da África do Sul em Kyalami


CORRIDA BASTANTE MOVIMENTADA

Na largada, o pole Celso Chiavelli (Aston Martin) até largou bem e conseguiu manter a ponta, enquanto uma confusão na parte de trás do grid envolvia Leonardo Barreto (Ferrari), Débora Longen (Lotus) e Alvaro Mendes (Williams). Ainda na primeira volta, a bicampeã Aline Benega (Mercedes) aumentou seu ímpeto e conseguiu ultrapassar Chiavelli para assumir a ponta da corrida. Ainda na primeira volta, o ex-piloto da Jaguar caiu para a quarta posição após um erro na curva 5, perdendo posições para Bryan Assis (Mercedes) e Bárbara Maffessoni (Porsche). No meio do pelotão, André Marques (Ligier) fazia boa corrida e rapidamente se reaproximava dos ponteiros, já que largou em terceiro e chegou a cair para o sexto lugar na quarta volta. Na 10ª volta, Richard Rafi (AlphaTauri) abandonou após furar um pneu e quebrar a suspensão traseira. A corrida ia ficando cada vez mais movimentada, até que Guilherme Tomiasi (Ligier), que foi ao pódio na Austrália, abandonou na 14ª volta por conta da suspensão quebrada. Logo em seguida, Débora Longen perdeu o controle do carro e bateu forte na curva 3, abandonando a corrida.

Porsche trabalha em parada de Roberta Correa

As Mercedes mantinham as duas primeiras colocações com Aline e Bryan, seguidos pela Ligier de André, com isso durando até a volta 29, quando a atual campeã errou e o companheiro assumiu a ponta, com o carro 77 caindo para a terceira posição. Visando um undercut pra cima das "Panteras Negras", a Porsche chamou Roberta para os boxes, e ela caiu para o sexto lugar. Na trigésima volta, o câmbio de Bruno Fantozzi (Ferrari) apresentou problemas e ele também teve que abandonar. Duas voltas depois, foi a vez de André Marques ir aos boxes, e o trabalho da Ligier foi perfeito, fazendo o piloto perder apenas uma posição, enquanto Aline retomava a ponta, com Bryan vindo na segunda colocação. Na 42ª volta, a atual campeã cometeu um erro e saiu da pista, caindo para quarto, e posteriormente para o sexto lugar.

André Marques foi ao pódio pela primeira vez

Com isso, Roberta Correa passou para o terceiro lugar, enquanto André ficava no encalço de Bryan Assis. Na volta 52, Jefferson Machado (Alfa Romeo) parou por conta de uma pane elétrica, forçando um Safety Car Virtual. Lá em cima, a briga era boa entre Lucas Costa (McLaren) e Celso Chiavelli (Aston Martin) pela quarta posição. Num erro de Roberta, André assumia novamente o segundo lugar e partia em busca da vitória. Brigando para terminar na zona de pontos, Guto Reis (McLaren) superou a Aston Martin de Fernando Antunes na última volta para garantir um 10º lugar, enquanto Lucas superava Celso, também na volta final, para garantir 12 pontos para o time de Woking. Ainda no último giro, Roberta cravou a volta mais rápida e o ponto extra, enquanto Leonardo Barreto (Ferrari) superava a Alfa Romeo de João Vítor Dieter pelo oitavo lugar. Bárbara Maffessoni (Porsche) ainda abanonou quando errou uma ultrapassagem e o carro acabou ficando na caixa de brita, assim como a AlphaTauri de Luis Zaga. Com isso, Bryan partiu para garantir uma tranquila vitória. Será que a Mercedes vai manter o desempenho e conquistar mais um título? A próxima corrida é o GP do Bahrein, em Sakhir.

Guto Reis supera Fernando Antunes: piloto da Aston até deu o troco, mas o piloto da McLaren devolveu na última volta


O QUE DISSERAM OS PILOTOS


Bryan Assis, Mercedes: "É sempre muito bom vencer. Hoje, a nossa estratégia foi perfeita e conseguimos um grande resultado logo na segunda corrida. Não fomos bem na Austrália, mas o trabalho feito na África nos dá fôlego para a sequência do campeonato. Agora posso dizer que essa vitória foi no braço!".


André Marques, Ligier: "Estou muito feliz por ser o meu primeiro pódio! O trabalho da equipe foi excelente, tudo funcionou conforme o planejado. Claro que a vitória seria fantástica, mas é muito bom poder colocar a Ligier no pódio pela segunda vez em duas corridas. Isso só mostra que o nosso trabalho vem sendo bem feito e assim vai ser pelo resto da temporada".


Roberta Correa, Porsche: "Sempre é bom estar no pódio. Conseguimos isso pela segunda vez em duas corridas, e isso é incrível! Isso só mostra que estamos no caminho certo. Agora é pensar no GP do Bahrein".


Celso Chiavelli terminou na quinta posição e marcou os primeiros pontos pela Aston Martin


RESULTADO FINAL - GP da África do Sul

  1. Bryan Assis Silva (Mercedes)
  2. André Marques (Ligier-Renault)
  3. Roberta Correa (Porsche)
  4. Lucas Costa (McLaren-Mercedes)
  5. Celso Chiavelli (Aston Martin-Mercedes)
  6. Aline Benega (Mercedes)
  7. Matheus Alexandre (Lotus-Renault)
  8. Leonardo Barreto (Ferrari)
  9. João Vítor Dieter (Alfa Romeo-Ferrari)
  10. Guto Reis (McLaren-Mercedes)
  11. Fernando Antunes (Aston Martin-Mercedes)
  12. Vanessa Vieira (Red Bull-Honda)
  13. Karina Lima (Red Bull-Honda)
ABANDONARAM:
  • Guilherme de Almeida (Williams-BMW) - acidente
  • Bárbara Maffessoni (Porsche) - acidente
  • Jefferson Machado (Alfa Romeo-Ferrari) - pane elétrica
  • Alvaro Mendes (Williams-BMW) - câmbio
  • Luis Zaga (AlphaTauri-Honda) - acidente
  • Bruno Fantozzi (Ferrari) - câmbio
  • Débora Longen (Lotus-Renault) - acidente
  • Guilherme Tomiasi (Ligier-Renault) - suspensão quebrada
  • Richard Rafi (AlphaTauri-Honda) - pneu furado + suspensão quebrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

KYALAMI - Absolute masterclass

GET IN THERE! Bryan Assis aposta em estratégia ousada e vence na África do Sul Piloto da Mercedes chegou a revezar liderança com a companhei...