Após campanha irretocável da Mercedes, F1 retorna com promessa de emoção
Títulos de construtores e de pilotos foi decidido apenas na última corrida. Será que vai se repetir?
A última temporada da Fórmula 1 foi disputada ponto a ponto, metro a metro, corrida a corrida. Apenas na etapa final do campeonato é que foi decidido o título mundial de pilotos e também de construtores, com o bicampeonato de Aline Benega e a vitória da Mercedes. Para a nova temporada, duas equipes saem de cena: Renault e Jaguar, dando lugar para Ligier e Aston Martin, respectivamente. O time francês, inclusive, volta ao grid da categoria após 25 anos. E a equipe inglesa volta depois de mais de 60 anos. Vice-campeã entre as equipes, a McLaren quer se recuperar da derrota e voltar ainda mais forte. O que será que vai acontecer?
![]() |
Aline Benega chegou ao seu segundo título mundial |
MERCEDES
SEDE: Brackley, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1954
CHEFE DE EQUIPE: Toto Wolff
PILOTOS: Bryan Assis (44) e Aline Benega (77)
PILOTOS RESERVAS: Renato Magalhães (35) e José Pedro (50)
Atual campeã de pilotos e de construtores, a Mercedes é a favorita para faturar novamente o título. Vencedora de 4 das 23 corridas da temporada, a equipe alemã continuará contando com o talento de dois campeões do mundo: Bryan Assis e Aline Benega, agora bicampeã mundial. Renato Magalhães segue como piloto reserva, e terá a companhia de José Pedro, que deixou a Williams. Ele também vai correr a Indycar pela Chip Ganassi.
![]() |
Bryan Assis venceu o GP do Brasil na última temporada |
FERRARI
SEDE: Maranello, na Itália
ESTREIA NA F1: 1950
CHEFE DE EQUIPE: Mattia Binotto
PILOTOS: Leonardo Barreto (16) e Bruno Fantozzi (8)
PILOTOS RESERVAS: Gabriel Jarecki (28) e Valdir Belarmino (29)
No último campeonato de construtores, a Ferrari terminou apenas com a quarta colocação, atrás de Mercedes, McLaren e Porsche. Para a nova temporada que se inicia, a Scuderia resolveu manter a dupla formada por Leonardo Barreto e Bruno Fantozzi, e mantendo Gabriel Jarecki e Valdir Belarmino como suplentes. Na última temporada, foram cinco vitórias para o time de Maranello, sendo três de Léo. Bruno e Gabriel venceram uma vez cada.
![]() |
Leonardo Barreto vem para mais uma temporada na Ferrari |
WILLIAMS
SEDE: Grove, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1977
MOTOR: BMW
CHEFE DE EQUIPE: Claire Williams
PILOTOS: Alvaro Mendes (76) e Guilherme de Almeida (27)
PILOTO RESERVA: Roberto Sabbag (40)
Sem uma única vitória na temporada, o máximo que a Williams conseguiu foi uma pole position no GP do Brasil e alguns pódios. A equipe perdeu José Pedro, que foi para a Indycar e ainda assinou com a Mercedes, mas buscou Guilherme de Almeida na Alfa Romeo. Alvaro Mendes continua como primeiro piloto, e o time de Grove segue com os motores BMW.
![]() |
Guilherme de Almeida trocou a Alfa Romeo pela Williams |
RED BULL
SEDE: Milton Keynes, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 2005
MOTOR: Honda
CHEFE DE EQUIPE: Christian Horner
PILOTOS: Karina Lima (33) e Vanessa Vieira (11)
PILOTOS RESERVAS: Willian Rodrigues (39)
Não foi o ano que a Red Bull desejava. O time austríaco foi apenas o sétimo na tabela de construtores, chegando a conseguir duas poles, mas apenas uma vitória na última corrida. A dupla segue sendo formada por Vanessa Vieira e a bicampeã Karina Lima. Titular da AlphaTauri na última temporada, Willian Rodrigues foi promovido e se juntou ao time principal.
![]() |
Karina Lima segue em busca do tricampeonato |
MCLAREN
SEDE: Woking, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1966
MOTOR: Mercedes
CHEFE DE EQUIPE: Andreas Seidl
PILOTOS: Lucas Costa (22) e Guto Reis (19)
PILOTOS RESERVAS: Eliana Pereira (47)
Vice-campeã de pilotos e de construtores, a McLaren foi a equipe que mais venceu na temporada: 6 vezes. Para buscar o título, o time de Woking manteve a dupla formada por Lucas Costa e Guto Reis, tendo Eliana Pereira na reserva. O motor continua sendo Mercedes por mais uma temporada.
![]() |
Lucas Costa segue em busca do bicampeonato |
PORSCHE
SEDE: Stuttgart, na Alemanha
ESTREIA NA F1: 1959
CHEFE DE EQUIPE: Colin Kolles
PILOTOS: Bárbara Maffessoni (71) e Roberta Correa (94)
PILOTOS RESERVAS: Raquel Costa (42)
Consolidada como terceira força do grid, a Porsche quer mais. Após quatro vitórias na última temporada, a equipe alemã quer conquistar títulos. Pra isso, manteve a mesma dupla da temporada anterior, formada por Bárbara Maffessoni e Roberta Correa. Babi, inclusive, conquistou três vitórias e chegou a liderar o campeonato na primeira parte, enquano Roberta foi ao alto do pódio em Monza, no GP da Itália.
![]() |
Bárbara Maffessoni terminou o campeonato no terceiro lugar |
ALPHATAURI
SEDE: Faenza, na Itália
ESTREIA NA F1: 2020
MOTOR: Honda
CHEFE DE EQUIPE: Franz Tost
PILOTOS: Richard Rafi (41) e Luis Zaga (36)
PILOTO RESERVA: Robson Willian (38)
Lanterna no último campeonato de construtores, a AlphaTauri busca a reação. Willian Rodrigues, responsável pelo único pódio da equipe no ano, foi promovido e virou piloto reserva da Red Bull. Luis Zaga, campeão da F-Renault e da F2 foi o escolhido para assumir a vaga, sendo companheiro de Richard Rafi.
![]() |
Luis Zaga vai fazer sua estreia na Fórmula 1 |
LIGIER
SEDE: Magny Cours, na França
ESTREIA NA F1: 1976
MOTOR: Renault
CHEFE DE EQUIPE: Éric Boullier
PILOTOS: Guilherme Tomiasi (18) e André Marques (29)
PILOTOS RESERVAS: Paulo Henrique Farias (25) e Yuri Machado (26)
25 anos depois, a Ligier está de volta ao grid da Fórmula 1. A tradicional equipe francesa, de 9 vitórias, 50 pódios e 9 pole positions, assume a vaga da Renault, que deixa a categoria como equipe, mas segue fornecendo motores. Na última temporada, a Renault venceu o GP da Toscana com Junior Gomes, que vai correr na Fórmula Indy. A Ligier terá a estreia do piloto André Marques, que era reserva. Guilherme Tomiasi, que terminou o campeonato no sétimo lugar, permanece.
![]() |
André Marques vai fazer sua estreia na F1 pela Ligier |
LOTUS
No campeonato de construtores, a Lotus surpreendeu e terminou na quinta colocação, com direito a duas vitórias. Para buscar um melhor resultado na próxima temporada, a equipe manteve a dupla formada por Débora Longen e Matheus Alexandre. Mudança apenas no comando da equipe, com a saída de Monisha Kaltenborn e a chegada de John Booth, ex-Marussia.
![]() |
A bicampeã Débora Longen venceu o GP dos EUA na última temporada |
ALFA ROMEO
SEDE: Hinwil, na Suíça
ESTREIA NA F1: 1950
MOTOR: Ferrari
CHEFE DE EQUIPE: Frédéric Vasseur
PILOTOS: João Vítor Dieter (21) e Jefferson Machado (5)
PILOTO RESERVA: Tamyres Correa (37)
Vice-lanterna na última temporada, a primeira vencedora da história da Fórmula 1 sonha em voltar ao alto do pódio. João Vítor Dieter, inclusive, chegou em terceiro no GP da Bélgica. Ele segue na equipe por empréstimo, e para o lugar de Guilherme de Almeida chega Jefferson Machado, ex-Jaguar, Renault e Williams.
![]() |
João Vítor Dieter vai correr mais um ano na Alfa Romeo |
ASTON MARTIN
SEDE: Silverstone, na Inglaterra
ESTREIA NA F1: 1959
MOTOR: Mercedes
CHEFE DE EQUIPE: Otmar Szafnauer
PILOTOS: Fernando Antunes (10) e Celso Chiavelli (12)
PILOTOS RESERVAS: Thales Renan (43) e Jennifer Rosenhart (45)
De volta ao grid, a Aston Martin sonha alto: quer buscar o top 5 do campeonato de construtores, e conta com a força do motor Mercedes. Assumindo a vaga deixada pela Jaguar, o time inglês conta com Celso Chiavelli, que disputou as últimas corridas da temporada anterior e conseguiu um pódio com o terceiro lugar em Suzuka. O outro piloto é Fernando Antunes, que estreará na Fórmula 1 e já pensa em conquistar vitórias.
![]() |
Fernando Antunes vai fazer a sua estreia na F1 pela Aston Martin |
CALENDÁRIO DA FÓRMULA 1:
- GP da Austrália
- GP da Malásia
- GP do Bahrein
- GP de San Marino
- GP da Espanha
- GP do Azerbaijão
- GP de Mônaco
- GP do Canadá
- GP da França
- GP de Portugal
- GP da Áustria
- GP da Europa
- GP da Holanda
- GP da Inglaterra
- GP da Alemanha
- GP da Bélgica
- GP da Itália
- GP da Turquia
- GP da África do Sul
- GP do Japão
- GP dos Estados Unidos
- GP do México
- GP do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário